(41) 3342-6000

(41) 9226-0739

Agende sua visita !

Rua Gastão Câmara, 242 - Champagnat - Curitiba, PR

Médico Angiologista e Cirurgião vascular em Curitiba

Dicas de
Saúde

Varizes e varicoses

Varizes e varicoses: saiba como prevenir

As varizes e varicoses atingem a maioria da população, principalmente depois de uma certa idade. Porém, para se prevenir destes problemas, basta mudar pequenas atitudes que afetam o seu dia a dia para que as chances deste mal te atingir diminuam.

Todas as vezes que temos que subir, seja uma escada, uma rampa, temos mais dificuldade do que uma superfície plana ou uma descida. A mesma coisa ocorre em nosso corpo com o sangue, pois este tem um longo caminho a ser percorrido do momento que sai dos pés para chegar ao centro, no coração.

É um trabalho pesado, que exige esforços também dos músculos, veias e válvulas para que seja concluído. Quando algum deles deixa de funcionar e perde o pique de fazer o sangue subir, este para e começa a obstruir as veias. E é a partir disso que as varizes aparecem.

Mais que estética

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Saúde Escola de Botucatu, as varizes e varicoses são bem comuns e atingem aproximadamente 35% da população brasileira. E engana-se quem pensa que que esta é mais uma questão estética.

Se elas não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para uma hipertensão venosa crônica e trombose. Há ainda o risco de infeccionar e terminar em úlcera varicosa.

Causas

As mulheres devem ter mais cuidados em relação às varizes, principalmente no período de gestação, período mais propício para seu aparecimento. Isso porque a maior concentração de hormônios estrógeno e progesterona possuem um efeito intitulado vasodilatador. Isso, associado ao aumento do útero, que ganha peso e acaba comprimindo os vasos pélvicos, acabam por dificultar a circulação sanguínea.

Para evitar que isso ocorra, é essencial que o pré-natal seja feito em um local adequado, não ganhar muito peso durante os nove meses e fazer o uso das meias elásticas.

Apesar de surgirem com mais facilidade, as varizes adquiridas durante a gravidez são as únicas que podem desaparecer sem a realização de nenhum procedimento. Com a dilatação, as veias podem voltar ao normal, resultando na ‘cura’ destas varizes.

Queridinho das mulheres, o salto alto deixa o look muito mais elegante, mas uma pesquisa realizada pela Divisão de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostra que o salto influencia no aparecimento de varizes porque deixa a região do tornozelo imobilizada, o que impede a contração da musculatura da panturrilha e o bombeamento de sangue. Isso ocorre independentemente do tipo de salto. O que pode interferir é a altura.

Quem já tem propensão às varizes deve tomar cuidado com a dobradinha anticoncepcional e tabagismo. Isso porque os hormônios contidos na pílula fazem com que o risco de criação de coágulos de sangue fique maior, o que poderia obstruir as veias.

Junto a isso, as substâncias tóxicas presentes no cigarro são vasodilatadoras. Assim, tenha certeza de que combinação: herança genética + pílula anticoncepcional+ cigarro vai resultar em varizes.

Assim, fique atenta a essas situações e evite a fim de prevenir o aparecimento dessas incômodas varizes.

Destaques

Varizes

Pequenos filamentos arroxeados ou vasos grossos e sinuosos claramente visíveis na pele: assim são os vasinhos e varizes.

Varizes

Os vasinhos (telangiectasias) ficam nas camadas da pele e têm no máximo 1 milímetro de diâmetro, já as varizes têm diâmetro superior e estão localizadas embaixo da pele.

Cirurgia e Microcirurgia de varizes

A cirurgia de varizes é um procedimento realizado em Hospital para portadores de varizes de médio e grosso calibre.

Cirurgia e Microcirurgia de varizes

A cirurgia de varizes irá tratar as veias aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes (safenectomia), as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares.

Cirurgia de varizes a laser

A cirurgia de varizes a laser está rapidamente se tornando o padrão-ouro no tratamento de varizes, conheça este tratamento.

Cirurgia de varizes a laser

O procedimento a laser para varizes é minimamente invasivo e não requer anestesia geral. A cirurgia de varizes a laser pode ser realizada em procedimentos selecionados com anestesia local ou regional.

Exames vasculares

Os exames de imagem, permitem avaliar a qualidade dos vasos e do fluxo sanguíneo que por eles percorre.

Exames vasculares

Tanto as artérias (vasos que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o corpo), quanto as veias (vasos que levam o sangue utilizado pelo corpo de volta ao coração) devem ser avaliadas.

Tratamento de varizes com espuma

O tratamento das varizes com espuma é uma opção à realização de cirurgia, o uso de esclerosantes em forma de espuma tem se popularizado nos últimos anos.

Tratamento de varizes com espuma

Evidências atuais sobre o tratamento de varizes com espuma ecoguiada sugere que o método é eficaz no curto e médio prazos. Estudos têm demonstrado que o tratamento é bem sucedido em cerca de 67-94% de pacientes depois de 3 meses a 10 anos de seguimento.

Tratamento de varizes a laser

O Laser pode ser usado para tratar quase todos os estágios de varizes, desde o tratamento de vasinhos (telangiectasias) até para a ablação da veia safena.

Tratamento de varizes a laser

O tratamento de varizes a laser tem como vantagens ser pouco invasivo (não usa agulhas), ser desprovido de reações alérgicas (não há injeção de medicamentos), induzir menor reação inflamatória cutânea e causar menor risco de manchas hipercrômicas (escuras) na pele.

Escleroterapia

Na escleroterapia, os "vasinhos" são tratados com a aplicação de medicamentos esclerosantes nas veias alteradas, obstruindo o fluxo sanguineo, conheça este tratamento.

Escleroterapia

A escleroterapia, conhecida por muitos como "aplicação", é um tratamento destinado à eliminação das telangiectasias (vasinhos), que se encontram na parte mais superficial da pele. Um líquido esclerosante, é injetado através de microagulhas, que são extremamente finas, dentro do vasinho.

Escleroterapia com espuma

O novo método acompanha o advento da espuma esclerosante e do ecodoppler, ambos contribuindo para melhor diagnóstico e controle da doença, conheça este tratamento.

Escleroterapia com espuma

A Escleroterapia com espuma na insuficiência venosa crônica dos membros inferiores surgiu na Europa, há 20 anos. O tratamento com espuma, gradativamente se firmou como método tão bom ou até melhor que a cirurgia de varizes convencional para o tratamento e controle das varizes.

Fale conosco