Centro de Check-UP cardiovascular

ANGIO COR Curitiba serviços médicos

Dr. Carlos Seme Nejm Júnior
CRM: 21507-PR - RQE 2642

(41) 3342-6000

(41) 9229-2299

Agende sua consulta!

A ANGIO COR Curitiba realiza tratamento estético de varizes e varicosidades (convencional e com espuma), cirurgia de varizes convencional e cirurgia de varizes a laser utilizando técnica EVLT (Laser endovascular), inclusive sendo este assunto, o tema da tese de doutorado do Dr. Carlos Seme Nejm Jr.

Angiologia & Cirurgia vascular

Como funciona o Laser endovenoso/endovascular no tratamento de varizes ?

É realizado através da introdução de uma fibra fina na veia danificada através de uma punção ou pequena incisão (corte) na perna. O laser é emitido através da fibra, que é puxada através da veia oferecendo a quantidade certa de energia. O tecido alvo reage com a energia da luz, fazendo com que a veia seja fechada e o sangue é automaticamente encaminhado para outras veias saudáveis.

O procedimento é minimamente invasivo e não requer anestesia geral. Pode ser feito em procedimentos selecionados com anestesia local ou regional (raqui e/ou peridural). Os pacientes são encorajados a andar após a recuperação anestésica e retomam as suas atividades normais muito mais precocemente que na cirurgia convencional de retirada da veia safena (Safenectomia).

video: procedimento EVLT

Dúvidas relativas a cirurgia de varizes a Laser

O que é o refluxo venoso superficial ?

Refluxo venoso superficial é uma condição que se desenvolve quando as válvulas que normalmente mantém o retorno venoso tornam-se danificados ou doentes. Isso faz com que o sangue se acumule nas pernas. Os sintomas mais comuns de refluxo venoso superficial incluem dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e fadiga, bem como as varizes em suas pernas.

Como o Laser Endovenoso atua na cirurgia de varizes ?

A cirurgia de varizes a laser é uma cirurgia minimanente invasiva, para o tratamento do refluxo venoso superficial. Um cateter fino é introduzido na veia através de punção ou de uma pequena incisão (abertura). O cateter proporciona energia para a parede da veia, fazendo com que o calor ocasione o seu colapso e fechamento.

Como é feito o tratamento para o refluxo venoso superficial ?

Uma vez que as válvulas doentes não podem ser reparados, a única alternativa é redirecionar o fluxo sangüíneo através das veias saudáveis.

Tradicionalmente (cirurgia de varizes convencional), isto tem sido feito através da remoção cirúrgica (Safenectomia) da veia problemática de sua perna. A cirurgia de varizes a laser, proporciona uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional simplesmente fechando a veia com problema. Uma vez que a veia doente é fechada, outras veias saudáveis assumem a função de esvaziamento de sangue de suas pernas.

O que diferencia a cirurgia de varizes a Laser da cirurgia de varizes convencional (retirada da Safena - Safenectomia) ?

Durante um procedimento de Safenectomia (cirurgia de varizes convencional), o cirurgião faz uma incisão (corte) na virilha e no tornozelo ou joelho e utilizando um intrumental cirúrgico conhecido como fleboextrator puxa e retira a veia de sua perna.

Na cirurgia de varizes a Laser Endovenoso, não há necessidade de cirurgia na virilha. Em vez disso, a veia permanece no local e é fechada através da utilização de um cateter especial inserido através de uma pequena punção e/ou microincisão. Isto pode eliminar os hematomas e dor, muitas vezes associada a safenectomia (geralmente resultante da ruptura de veias colaterais e perfurantes enquanto a veia safena é puxada).

A cirurgia de varizes com Laser Endovenoso é dolorosa ?

Você receberá uma anestesia local ou regional (raqui ou peridural) para anestesiar a área de tratamento.

Quando posso retornar às atividades normais ?

Muitos pacientes podem retomar suas atividades normais mais rápidamente do que se tivesse sido submetido a cirurgia convencional. O tempo para o retorno depende também dos procedimentos realizados conjuntamente (retirada de ramos varicosos colaterais, veias perfurantes etc).

Quando vou sentir melhora dos meus sintomas ?

A maioria dos pacientes relatam uma melhora notável em seus sintomas dentro de 1-2 semanas após o procedimento.

Existem riscos potenciais e/ou complicações associadas ao procedimento de Laser Endovenoso ?

Como acontece com qualquer intervenção médica, potenciais riscos e complicações também existem com o procedimento de Laser Endovenoso. Todos os pacientes devem consultar seus médicos para determinar as suas condições de apresentar quaisquer riscos específicos. Seu médico irá analisar as possíveis complicações do procedimento na consulta. Complicações potenciais podem incluir: a perfuração do vaso, trombose, embolia pulmonar, flebite, hematoma, infecção, parestesia (dormência ou formiguamento) e queimadura da pele.

O que acontece com a veia tratada deixado para trás na perna ?

A veia torna-se simplesmente tecido fibroso após o tratamento. Ao longo do tempo, a veia vai gradualmente sendo incorporada em tecido circundante.

Destaques

Varizes

Pequenos filamentos arroxeados ou vasos grossos e sinuosos claramente visíveis na pele: assim são os vasinhos e varizes.

Varizes

Os vasinhos (telangiectasias) ficam nas camadas da pele e têm no máximo 1 milímetro de diâmetro, já as varizes têm diâmetro superior e estão localizadas embaixo da pele.

Cirurgia e Microcirurgia de varizes

A cirurgia de varizes é um procedimento realizado em Hospital para portadores de varizes de médio e grosso calibre.

Cirurgia e Microcirurgia de varizes

A cirurgia de varizes irá tratar as veias aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes (safenectomia), as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares.

Cirurgia de varizes a laser

A cirurgia de varizes a laser está rapidamente se tornando o padrão-ouro no tratamento de varizes.

Cirurgia de varizes a laser

O procedimento a laser para varizes é minimamente invasivo e não requer anestesia geral. A cirurgia de varizes a laser pode ser realizada em procedimentos selecionados com anestesia local ou regional.

Exames vasculares

Os exames de imagem, permitem avaliar a qualidade dos vasos e do fluxo sanguíneo que por eles percorre.

Exames vasculares

Tanto as artérias (vasos que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o corpo), quanto as veias (vasos que levam o sangue utilizado pelo corpo de volta ao coração) devem ser avaliadas.

Tratamento de varizes com espuma

O tratamento das varizes com espuma é uma opção à realização de cirurgia, o uso de esclerosantes em forma de espuma tem se popularizado nos últimos anos.

Tratamento de varizes com espuma

Evidências atuais sobre o tratamento de varizes com espuma ecoguiada sugere que o método é eficaz no curto e médio prazos. Estudos têm demonstrado que o tratamento é bem sucedido em cerca de 67-94% de pacientes depois de 3 meses a 10 anos de seguimento.

Tratamento de varizez a laser

O Laser pode ser usado para tratar quase todos os estágios de varizes, desde o tratamento de vasinhos (telangiectasias) até para a ablação da veia safena.

Tratamento de varizez a laser

O tratamento de varizes a laser tem como vantagens ser pouco invasivo (não usa agulhas), ser desprovido de reações alérgicas (não há injeção de medicamentos), induzir menor reação inflamatória cutânea e causar menor risco de manchas hipercrômicas (escuras) na pele.

Escleroterapia

Na escleroterapia, os "vasinhos" são tratados com a aplicação de medicamentos esclerosantes nas veias alteradas, obstruindo o fluxo sanguineo.

Escleroterapia

A escleroterapia, conhecida por muitos como "aplicação", é um tratamento destinado à eliminação das telangiectasias (vasinhos), que se encontram na parte mais superficial da pele. Um líquido esclerosante, é injetado através de microagulhas, que são extremamente finas, dentro do vasinho.

Escleroterapia com espuma

O novo método acompanha o advento da espuma esclerosante e do ecodoppler, ambos contribuindo para melhor diagnóstico e controle da doença.

Escleroterapia com espuma

A Escleroterapia com espuma na insuficiência venosa crônica dos membros inferiores surgiu na Europa, há 20 anos. O tratamento com espuma, gradativamente se firmou como método tão bom ou até melhor que a cirurgia de varizes convencional para o tratamento e controle das varizes.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr.Carlos Seme Nejm Júnior - CRM: 21507-PR - RQE 2642

Desenvolvido por: Paulo Henrique